Histoire d'Oeiras

RIQUEZA HISTÓRICA E CULTURAL

Além disso, tem uma grande riqueza histórica e cultural como os fortes de São Bruno e de São Julião da Barra, que marcam a sua costa e também a Fábrica da Pólvora de Barcarena. Em Oeiras está localizado, também, um dos melhores exemplares de casa senhorial portuguesa do século XVIII: o Palácio do Marquês de Pombal.

Oeiras apresenta um dos mais elevados índices de qualidade de vida em Portugal, pois reúne facilidade de acesso à rodovias, proximidade com escolas e mercados, diversas opções de lazer e também de atividades culturais. Além disso, em 2019, a Câmara Municipal de Oeiras lançou o programa Oeiras Valley - uma estratégia para atrair ainda mais empresas ligadas aos setores de inovação. O objetivo é transformar Oeiras na maior zona de inovação, ciência, criatividade e tecnologia de Portugal.

A VILA DE OEIRAS EM PORTUGAL

Oeiras é uma das vilas mais ricas de Portugal que faz parte do distrito de Lisboa. Está inserida na costa do Estoril e Sintra, o que resulta em excelentes condições climáticas e geográficas para uso das praias e também para práticas esportivas e de lazer. Foi a partir do século XVIII que Oeiras começou a despontar e chamar a atenção da  monarquia da época.

Em 1759, foi constituída como concelho e o Marquês de Pombal tornou-se o primeiro Conde da Vila de Oeiras. A vila de Oeiras foi extremamente desenvolvida pelo Marquês de Pombal, que criou grandes jardins e locais amigos do ambiente. Atualmente, o concelho de Oeiras apresenta um dos mais elevados índices de qualidade de vida em Portugal. É considerado um dos lugares mais ricos e desenvolvidos de Portugal e da Europa, pois transformou-se em sede de importantes empresas ligadas às novas tecnologias e, recentemente, ganhou o apelido de Sillicon Valley da Europa.